Lu Moura

Lu Moura

Especialista em Comunicação, Gestão, Marketing e Vendas. Consultora, Mentora, Coach, Treinadora.
Estudante de Psicanálise, Neurociência e Comportamento.

Você está pronto para se comprometer com o seu melhor ano?

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email

Só você tem o poder para fazer mudanças em si mesmo.

Ah, as promessas de ano novo.

Tem quem ame. Tem quem odeie. Tem quem ‘meh’, tanto faz.

O que ninguém pode negar é que uma pessoa que está comprometida com algum objetivo tem mais potencial de alcançá-lo do que aquela que está na vibe “deixa a vida me levar”.

Embora seja ótimo manter uma mente livre e flexível para o que a vida apresentar, entender isso como “inação” é arriscado.

O mais inteligente seria agir — a única coisa no seu controle — e não se apegar aos resultados, já que estes sim, estão inerentemente fora do seu controle.

Você tem o poder de mudar a si mesmo

Já prevejo aqueles pensamentos: Não, eu não posso isso ou aquilo…

Você tem toda razão. Em um universo material como o nosso é muito difícil sair da fase 1 para a fase 10. Esse papo de “salto quântico” soa místico demais e é melhor a gente passar na fase 2 por precaução, não é mesmo?

Mas aí mora o problema. A gente emperra tanto que nem para a próxima fase vai.

Perdemos de nós mesmos, o tempo inteiro.

Pior, a gente não ganha nem de um pacote de biscoito. Enquanto o preço dele aumenta 3, 4 vezes no supermercado, nosso salário está “estagnado” há um tempão sem que isso tenha a ver com o “piso salarial”, mas com nossa capacidade de ir subindo degraus, seja por medo de arriscar, seja por qualquer outro motivo.

Enfiamos na nossa mente, que não há outro emprego se pedir demissão desse que não te reconhece. Pensamos que não vamos nos adaptar a outro lugar, imaginamos a dor de pedir um aumento, começamos a fazer o mínimo apenas para não ser demitido.

Vamos nos tornando cada vez menos, diante dos nossos próprios olhos.

Você tem que se dar permissão

Ninguém pode tomar essas decisões por você.

Um chefe “fareja” um funcionário medroso. Os mais sádicos amam. Não só chefes, mas também clientes, parceiros, etc.

Eles sabem que você não vai pedir aumento, nem sair, nem tomar decisões impulsivas.

Se você for bom no que entrega, todo mundo fica feliz (menos você).

Se você for o cara que está fazendo o mínimo para não ser demitido, trocado, abandonado, eles vão te tratar cada vez pior, para ver se você cai fora de vez e por conta própria.

E o que você faz?

A única pessoa que pode mudar tudo? Mantém as coisas como estão.

Não se sinta mal. Se ajudar um pouco saiba que eu já fiz isso tantas vezes que precisaria de muitas linhas em uma planilha de excel para enumerar todas.

Enquanto não descobrimos que podemos, que temos permissão para mudar, mantemos tudo igual apenas por medo do desconhecido.

A armadilha da meta de um milhão

Se você está sem emprego, o objetivo não é ficar milionário, é obter renda para se manter enquanto pensa em outras oportunidades de avançar para o próximo degrau.

Falhamos porque colocamos um peso além do que é possível carregar.

Mas, sonhar grande e sonhar pequeno não dá o mesmo trabalho? Você questiona.

Sim. Mas, a diferença é que quando você só quer o resultado, vai ter muita dificuldade de enfrentar os “comos” que irão te conduzir até ele.

Você pode criar uma meta de um milhão em X tempo desde que isso não te assuste ao ponto de desistir. Porque se você não está conseguindo nem os primeiros mil reais, não vai ficar confiante para ir além.

Portanto, sonhar grande é valioso, mas não deve ser o seu maior foco. A sua meta número 1 deve ser o conquistar o próximo passo.

Você sabe qual é ela?

Se você não sabe nem isso, como vai ter clareza para chegar a um milhão agora?

Permita-se e comprometa-se com o próximo passo.

O micro se reproduz no macro

É uma lei hermética. Se você aprender a fazer mil reais e quiser continuar avançando, irá receber ao longo do caminho respostas para fazer mais e mais.

É só lembrar de qualquer momento na sua vida em que você até ficou assustado com o quão fácil as coisas aconteceram. Você não forçou, não brigou, não enlouqueceu e, mesmo assim, tudo fluiu.

Quando você aprende a ter compromisso com um, saberá ter compromisso com dois, três, quatro e assim por diante.

Mas, isso vale também para coisas negativas. Se você se envolve e coloca seu foco em coisas negativas, coisas do tipo: “ah, vou colocar meta de um milhão aqui, mas né, nunca vou conseguir kkk…

A mentalidade negativa, vai atrair os resultados dela, não tem como ser diferente.

Por isso, não adianta criar metas que ainda não “cabem” nas suas crenças atuais. Atualizar o software mental pode ser algo progressivo e requer tempo. É por isso que tanta gente desiste. É por isso que tanta gente odeia metas de ano novo.

Elas pensam que devem ser ambiciosas e pensar grande, quando deveriam ter apenas comprometimento com o próximo passo. Um passo que a levará a ter mais confiança a dar o próximo, e o próximo.

Lembre-se que um milhão é feito de mil reais multiplicado várias vezes. Então se você aprender algo que replique este valor, logo você será um milionário.

Mas só que esse “logo” pode demorar um pouquinho.

Se você não estiver comprometido com o processo, não terá paciência para esperar o resultado.

*Esse artigo apareceu primeiro aqui no Medium.

Encontre outros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2022 Lu Moura. All right reserved.

plugins premium WordPress