Lu Moura

Lu Moura

Especialista em Comunicação, Gestão, Marketing e Vendas. Consultora, Mentora, Coach, Treinadora.
Estudante de Psicanálise, Neurociência e Comportamento.

7 passos para criar uma estrutura básica de marketing digital

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email


Comece de onde você está, use o que você já tem.

Como especialista, recebo todo tipo de pergunta a respeito de marketing digital.

Percebo que quem está começando um negócio, fica muito preocupado com coisas como cor da logo, fonte, user de instagram ou qualquer outra coisa nesse sentido.

A verdade é que tudo isso importa, mas não é determinante para realizar vendas. Não é só um logotipo bonito que vai gerar conversões.

Às vezes a gente complica o que pode ser mais simples.

Maldição do Conhecimento

Acontece a qualquer pessoa que trabalhe ou lide com qualquer tópico há muito tempo.

Por exemplo, trabalho com comunicação e marketing a cerca de 15 anos, então tudo parece mais fácil hoje.

Mas, nunca é para quem está começando.

Tendemos a esquecer o quão difícil foi aprender tudo aquilo. Esquecemos de que precisamos fazer esforço antes de incorporar todos esses dados que temos disponíveis hoje.

E isso acontece com você também. Há coisas que você desvaloriza no seu conhecimento, mas que outras pessoas não fazem nem ideia.

Criando uma estrutura de marketing digital

Há diversas maneiras de criar a sua estrutura.

Pense nisso como uma casa sendo construída. Haverá uma fundação, alguns pilares, alguns ambientes (como um quarto) que serão fundamentais e haverá aspectos que você pode acrescentar depois, se tiver tempo ou dinheiro para isso, como piscina e paisagismo.

A estrutura é fundamental para que a casa fique firme e tudo funcione minimamente enquanto você está lá dentro.

Sendo assim, vou falar sobre algumas etapas básicas que você precisa ter para fazer o seu marketing digital. São elas:

1. Produto

Comece com um produto que resolva uma dor ou desejo. Se você quer divulgar o seu negócio no ambiente digital, evite começar como criador de conteúdo ou digital influencer. Tenha um objetivo fixo.

Não há problema se você quiser apenas se divertir e ganhar likes, e ir construindo seu trabalho em cima disso, mas se você deseja monetizar, ter ganhos em cima de um conhecimento em que é especialista, já inicie com alguma oferta em mente para vender ao seu público.

Não vá fazendo para ver depois o que acontece, pois existe o risco de você ser reconhecido apenas como alguém que tem público, mas não vende.

Nesse caso, você vai precisar torcer para alguma marca fechar publis, ganhar da plataforma baseado em visualizações, ou coisas desse tipo.

Novamente, nada de errado, se esse for o seu interesse.

2. Público

Quem você quer atrair? Para qual tipo de pessoa você quer vender?

Antes de começar, tenha isso em mente.

Essa pessoa é você transformado, ou seja, você irá oferecer uma solução para algo que você já passou, ou você vai oferecer seu conhecimento como especialista?

Alguns exemplos:

  • Você pode ser especialista em manter casamentos, porque já passou por desafios no seu próprio relacionamento e descobriu o que precisa criar um relacionamento saudável e duradouro.
  • Você pode ser um profissional de emagrecimento, pois embora nunca tenha tido obesidade, estudou muito sobre o tema e sabe quais são os caminhos para que seu cliente conquiste essa meta.

3. Branding

Se você pretende ter um negócio, é importante ter uma marca (mesmo que seja construída a partir da sua imagem, sua marca pessoal), pois ela ajuda as pessoas a te reconhecerem em meio a tantas outras.

A única parte negativa disso é quando você fica paralisado por meses sem conseguir decidir o que fazer.

Se você está começando, não perca muito tempo, não procrastine. Comece com o que você tem, pois isso pode ser mudado a qualquer momento. Até mesmo um nome de instagram pode ser alterado depois. Exatamente, por estar começando é que você pode fazer essas mudanças.

Portanto, é recomendável que você tenha um branding, para dar mais credibilidade ao negócio, mas será o quanto ele é belo que irá definir seus resultados.

Você pode ganhar dinheiro primeiro com a sua ideia e em seguida contratar o melhor profissional de design para criar a marca dos seus sonhos.

4. Plataforma

Recomendo que escolha uma plataforma para começar se você é empreendedor solo. O motivo para isso é concentrar seus esforços e gerar mais foco e consistência.

Se você dividir sua atenção em várias, pode não ter energia suficiente para dar atenção a tudo e ainda atender aos seus clientes.

Também há um motivo para eu falar sobre a escolha da plataforma nessa ordem.

Considero que você precisa antes ter seu produto, seu público e sua marca resolvidos, pois vai ficar mais fácil saber em qual rede social investir os seus esforços.

Se você tem uma solução baseada em Excel para negócios b2b, por exemplo, pode ser mais fácil encontrar seu público no Linkedin que no Tik Tok.

5. Comunicação

Ao escolher uma plataforma digital para divulgar seu negócio e suas soluções, agora é hora de comunicar tudo isso.

E nesse momento, é importante entender como ela funciona, seus algoritmos e como seu público consome conteúdo, mas não apenas isso.

Se você fizer tudo o que algoritmo prioriza, provavelmente vai ter visibilidade, mas não terá vendas ou outro resultado que desejar.

Por que? O algoritmo em geral prioriza conteúdo viral, que as pessoas gostam porque se divertem, como memes, músicas, trends.

Mas, pode ser que seu assunto seja sobre depressão e ansiedade. Raramente alguém vai acessar uma rede social para saber sobre esses tópicos.

Então, aqui cabe a você ser criativo e chamar a atenção com coisas simples e rápidas de consumir, entender e aplicar, mas sem necessariamente seguir o caminho mais “fácil” da plataforma para entregar o seu conteúdo.

Um terapeuta fazendo as trends de danças no Tik Tok pode soar um tanto quanto inadequado e, em vez de atrair, afastar seus clientes.

Nesse momento também, lembre-se da maldição do conhecimento e traga esses assuntos de forma que até uma criança possa entender.

Evite falar seus jargões e nomenclaturas difíceis, porque isso pode desconectar as pessoas em segundos.

6. Funil de Vendas

As coisas começam a ficar mais complicadas nesse passo, pois quem não é da área tende a achar mais desafiador. Mas, é apenas porque costumamos complicar mais que o necessário.

O funil de vendas vai ser importante para levar o seu público, lead, persona, como preferir chamar, do seu conteúdo gratuito para a sua solução paga.

Se você não tiver uma estratégia para isso, as pessoas simplesmente vão te ver, vão te achar legal e vão seguir em frente, esquecendo-se em segundos.

Como não queremos isso, pense em como você pode facilitar a vida dessas pessoas, projetando a suas redes sociais para facilitar o acesso a você.

Um exemplo bem simples de funil de vendas que você pode implementar é:

Conteúdo >> Oferta >> Link na bio >> Atendimento via whatsapp >> Reunião >> Proposta >> Fechamento

ou

Conteúdo >> Landing Page >> Isca Digital >> Sequência de e-mail marketing >> Oferta >> Página de Vendas >> Checkout

Veja, pode ser ainda mais simples que isso. Mas, você precisa ter em mente que se não facilitar para o cliente, não vai conquistar as vendas que tanto deseja.

7. Atendimento

Por fim, esse processo precisa se retroalimentar.

Para continuar vendendo é preciso se tornar uma pessoa reconhecida por cumprir o que promete.

É preciso ter clientes satisfeitos que falam bem de você e deixam depoimentos sobre isso.

Por isso, oferecer um canal de atendimento onde a pessoa possa tirar dúvidas, receber suporte e se relacionar com você ajudará muito nessa trajetória.

E é bem fácil fazer isso atualmente, pois você pode criar grupos de alunos/clientes, por exemplo, no telegram, whatsapp e até no instagram na opção de Canais.

Conclusão

É muito comum que um empreendedor que esteja começando fique perdido quando decide que vai investir em marketing para o seu negócio.

Ao buscar profissionais e cursos sobre o tema, vai se deparar com inúmeras práticas e, algumas, que são até de outros nichos, mas que também recebem o selo marketing digital como PLR, afiliados, dropshipping, etc.

Tudo isso traz o desconforto enorme de separar o joio do trigo e investir no que realmente importa para aquele momento da empresa.

Entender os fundamentos e começar pelo básico pode ser a solução para quem quer apenas aplicar marketing ao negócio e não virar um especialista em marketing.

Pare de ficar estudando cada especialista que aparece na sua frente e comece a aplicar os conhecimentos que você já tem.

Isso já é o suficiente para dar o seu start. Conhecer cada recanto obscuro do instagram não vai ser tão importante quanto conectar a mensagem certa com o seu público.

Isso sim, vai te garantir resultados mais tangíveis.

Encontre outros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2022 Lu Moura. All right reserved.

plugins premium WordPress