Lu Moura

Lu Moura

Especialista em Comunicação, Gestão, Marketing e Vendas. Consultora, Mentora, Coach, Treinadora.
Estudante de Psicanálise, Neurociência e Comportamento.

Como entrar na Black Friday sem desgastar a imagem da sua empresa

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email

As pessoas já esperam para “passar o cartão”

Lembro do primeiro artigo que escrevi sobre a Black Friday, foi em 2016.

De lá para cá, o período promocional se estabeleceu em definitivo no calendário comercial brasileiro.

Porém, mais que nunca, o segredo se tornou aproveitá-lo para queimar o estoque, sem queimar o filme da sua empresa.

Black Friday o ano inteiro

Um dos problemas que a gente enfrenta por aqui é que as empresas não costumam muito respeitar “as regras” do jogo.

A Black Friday deveria acontecer na última sexta-feira de novembro e ser um dia com promoções realmente valiosas.

Mas, o que a gente percebe é que esse termo é utilizado quase o ano inteiro. Há meses, estou recebendo ofertas de pré-Black Friday. Isso gera uma confusão na mente do consumidor, já que não respeita muito o calendário padrão.

Não era para isso existir, mas percebendo que muitas pessoas estão aguardando para a compra, empresas tentam puxar algumas dessas conversões antes dos concorrentes.

Outro problema é que muitos negócios costumam elevar o preço dias antes e na data colocá-lo no valor normal. Deveriam saber que quem espera para comprar, geralmente está monitorando os preços.

A descrença impera no mercado

Por conta dessas estratégias que focam apenas nas vendas, o consumidor está cada vez mais cético com a Black Friday. As pessoas até esperam pela data, mas é comum que fiquem bem decepcionadas.

O comércio normalmente já opera com margens apertadas e é bem difícil se tornar atrativo quando você está trabalhando unicamente com desconto como estratégia de atração de clientes.

Competir por preços é uma das alternativas mais comuns e mais problemáticas do mercado, pois sempre tem alguém mais maluco pra abaixar as calças ainda mais, digo os preços.

Entretanto, boa parte das vezes, quem paga esses “descontos” são os clientes que recebem produtos e serviços de má qualidade e ineficientes.

E é exatamente isso que traz uma “aura negativa” para todos que decidem participar da festa mais conhecida como “Black Fraude”.

5 dicas para criar ofertas realmente atrativas

Com tudo isso, fica bem óbvio que você não deve deixar para começar suas campanhas em cima da hora, pois os concorrentes já estão “na pista” há meses.

Porém, se você quer que sua empresa seja reconhecida por fazer ofertas que valem a espera, é importante que você apresente as vantagens e crie expectativas na mente do seu consumidor que serão atendidas ou, na melhor das hipóteses, superadas.

Estas cinco ações podem te ajudar na composição de uma oferta realmente tentadora.

1. Faça um planejamento

Evite participar desses eventos porque todo mundo participa ou para fazer igual aos concorrentes. Isso amplia as chances de prejuízo para o seu negócio e para a imagem da sua empresa. Invista em passar um tempo analisando as alternativas e criando um plano para que não só muitas vendas sejam feitas, mas que também tragam algum retorno positivo para a marca no futuro. Nesse momento, avalie quais são os maiores interesses dos clientes do seu negócio e crie ofertas que atendam a esses desejos.

2. Crie campanhas de antecipação

Não fique distribuindo ofertas a torto e a direito com nome de pré-black friday, mas também evite falar isso somente no dia. Você precisa criar desejo e expectativa no seu público e deixá-lo pronto para abrir a carteira ou passar o cartão no momento certo. Para isso, pense em como fazer a divulgação de maneira progressiva, informando quais serão as vantagens para quem esperar por essa data e como aproveitá-la da melhor maneira.

3. Use as mídias sociais

Abuse das redes sociais para chamar a atenção dos seus potenciais clientes. Como sabemos, as pessoas já esperam para aproveitar boas ofertas nessa data. Divulgue as suas campanhas nas mídias sociais informando-as de cada passo para participar, a data, os benefícios, etc. Vá divulgando a campanha no estilo “Faltam X dias” e reforçando sempre o que está por vir. Dessa maneira, você mantém as pessoas alertas.

4. Combos e Bônus

Caso sua margem para descontos seja muito apertada, a alternativa é oferecer combos ou algo semelhante. Assim, você pode realizar mais vendas de vários produtos focando na diversificação. Para quem trabalha com serviços, o desconto não costuma ser o melhor caminho, pois é comum que as pessoas entendam que aquele é o “real” valor do serviço e passem a pedir desconto o tempo todo. Para evitar isso, em vez de desconto, você pode pensar como alternativa alguns bônus como outros serviços ou até mesmo brindes.

5. Cumpra com a promessa

O que verdadeiramente é um problema na Black Friday é o descumprimento das promessas. Na ânsia de realizar vendas, empreendedores prometem muito e não conseguem entregar. Além de negativo para o cliente, isso destrói a imagem da empresa. Como sabemos, um consumidor satisfeito costuma compartilhar sua boa impressão com cerca de 5 a 6 pessoas, enquanto um insatisfeito consegue alcançar até milhares de pessoas, pois basta um vídeo falando mal no Tik Tok, por exemplo. Portanto, se você não tem certeza de que consegue atender todas as promessas feitas para essa campanha, o mais recomendável é evitá-las.

Considerações Finais

Embora a Black Friday esteja um pouco estigmatizada no Brasil, ainda é um momento excelente para aumentar as vendas, tendo em vista que os consumidores costumam mesmo esperar para encontrar boas ofertas.

Aproveite essa campanha não apenas para vender mais, mas para fidelizar novos clientes, criando ofertas realmente interessantes e valiosas. Não foque apenas no preço, se opera com margens apertadas. Analise todas as alternativas possíveis ao seu negócio e que possam gerar benefícios tão bons quanto descontos.

Além de você se blindar de competir por preços, ao oferecer outras vantagens você ainda se destaca dos concorrentes. E isso, não tem preço!

*Esse artigo apareceu antes no Medium.

Encontre outros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2022 Lu Moura. All right reserved.

plugins premium WordPress