Lu Moura

Lu Moura

Especialista em Comunicação, Gestão, Marketing e Vendas. Consultora, Mentora, Coach, Treinadora.
Estudante de Psicanálise, Neurociência e Comportamento.

A fórmula do the news para criar conteúdo envolvente todos os dias

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email

Os e-mails morreram! #ripemails.

Essa frase já foi dita e repetida muitas vezes, especialmente pelos mais jovens (geração Z é você?) que insistem que ninguém mais abre uma caixa de entrada para ler e-mails depois do apps de mensagens.

Será? Logo a geração que está resgatando os celulares antigos, a estética vintage/aesthetic e … criando booktoks?

Soa estranho, mas se os gurus estão dizendo, quem terá coragem de duvidar?

Pois alguns corajosos duvidaram.

Todos dias, pontualmente às 06:06 da manhã, chega na caixa de entrada de milhares de leitores uma das newsletters mais legais atualmente, a the news (link de indicação).

Assim mesmo, nome todo escrito com letras minúsculas, o que a torna ainda mais peculiar.

Além da pontualidade, do horário memorável, do nome simples e direto, da cor amarela no branding, a empresa ainda aposta em símbolos como uma inconfundível xícara de café (que deve ser tomado sem açúcar, por favor).

Temos também a palavra “risos” sempre escrita dessa forma para representar humor e ironia e o icônico “estagiário” que volta e meia faz alguma besteira, mas no geral acerta demais!

Não bastasse tudo isso, a news tem até um apelido carinhoso dado pelo marido de uma leitora que não entendeu a pronúncia dela e perguntou quem é esse tal de “Dênius”? Pegou. risos.

Só isso já é um storytelling à parte e que combina demais com o posicionamento da marca.

Ou seja, no fim o que temos é uma comunicação leve e divertida, mesmo abordando temas importantes.

A criatividade transborda a cada edição do the news o que dá aquele toque de liberdade na comunicação, amigável, próxima, engraçada, influente.

Sim, além de te informar, a news também o influencia com os anúncios mais legais e criativos que você vai encontrar por aí.

A aposta em uma newsletter com uma pegada diferente do formato tradicional trouxe bons resultados.

Você pode ter acesso ao que importa, sem precisar ler aquele monte de notícias que geram um baixo astral imediato (acabam com a saúde mental e não acrescenta nada, além de medo) comuns nas páginas dos portais de notícias.

Sim, sei que há pessoas que querem essas notícias, elas estão lá justamente porque tem público. Mas, algumas pessoas simplesmente querem evitá-las. Ou seja, há público para ambos.

Por conta disso, a empresa já se esgueirou para outros projetos como a the bizness e the stories e que são tão bons quanto o the news, embora com propostas distintas.

A newsletter foi uma aposta vencedora e que está em pleno crescimento.

Recentemente, assisti a uma aula do CEO do the news — Hernane Ferreira — disponibilizada pela Hotmart Camp Creators.

E que aula legal! Em menos de vinte minutos, ele foi claro, conciso, criativo, tudo que o the news é, e compartilhou a sua fórmula conosco.

Ele denominou o método de 4C’s do the news e o utiliza para a curadoria de conteúdo que torna todas as newsletters do grupo um sucesso diário.

E como eu disse é simples.

Apesar disso, vai exigir planejamento, dedicação e muito do 2º C para criar uma comunicação tão bem sucedida e envolvente quanto.

Mas, se você está disposto a criar algo memorável, vale o estudo e aplicação.

Fique agora com os 4C’s do the news:

1 . Clareza: Com quem você quer se comunicar, o que essa pessoa quer saber, como ela quer saber, qual produto você vai entregar para ela, qual será a experiência única que ela terá com esse produto.

2. Coragem: Esse serve para trazer a sua personalidade, essência, seu traço, o seu diferencial na comunicação. Seu conteúdo deve expressar seus valores, mostrar quem você é, no que você acredita. Sem isso, você dificilmente se destaca.

3. Conexão: A sua mensagem deve ressoar com quem te acompanha, vocês falam a mesma língua. Você e seu público criaram uma linguagem com signos que vocês entendem como especiais (nesse exemplo temos a xícara de café, o apelido, as letras minúsculas, etc.) Está formada uma tribo.

4 . Cocriação: Convide seus usuários, leitores, seguidores para criar junto com você. Faça ações onde eles possam se engajar de forma fácil e rápida para amplificar a mensagem. Me lembro de quando a news convidou os leitores para postar coisas amarelas e marcá-los nos stories que todos seriam repostados. Nesse dia, o estagiário teve trabalho, ufa!

Resumindo

  • Crie conteúdo que você gostaria de consumir.
  • Tenha coragem de colocar a sua personalidade no seu conteúdo.
  • Estabeleça símbolos para a tribo se reconhecer.
  • Tribo que cria unida cresce fortalecida.
  • O. e-mail.não.morreu.risos.

* Esse conteúdo apareceu primeiro em: medium.com/lumoura

Encontre outros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2022 Lu Moura. All right reserved.

plugins premium WordPress