Lu Moura

Lu Moura

Especialista em Comunicação, Gestão, Marketing e Vendas. Consultora, Mentora, Coach, Treinadora.
Estudante de Psicanálise, Neurociência e Comportamento.

O medo de perder te impede de ganhar

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email

Quem nunca teve medo de dar um passo pra frente e acabar caindo em vez de alcançar aquele lugar ou estado desejado? Todo mundo! Mas, acontece que sem esse passo não será possível dar o próximo e, evitá-lo, significa estagnação.

Porém, para variar, a sociedade que só premia vencedores e pune perdedores não ajuda a compreender que entre um e outro há as tentativas e estimula o medo e consequentemente a evitação do comportamento de risco. Se eu sou alguém que passou muito tempo em um ambiente controlador e punitivo, certamente vou evitar qualquer tipo de erro.

E não pense que você ficou livre disso na sua vida se seus pais nunca foram assim. Afinal, o maior lugar onde isso acontece e que absolutamente ninguém pode evitar completamente é na escola.

O que é passar de ano? Ser capaz de acertar a maior parte de tudo que foi passado, sem ficar inventando nada. Tenta ser criativo na prova e inventar moda para ver se você não ganha um zero e fica mais perto do sofrimento da reprovação.

Dessa forma, vamos aprendendo que não devemos arriscar quando sabemos que o erro tem um custo muito alto. Levamos para vida adulta e, mesmo aqui, onde ninguém está aplicando “provas oficiais” continuamos com a nossa aversão ao risco.

Esse medo de tentar criar um conteúdo diferente não é só seu perfeccionismo. São anos criando coisas para que os outros aprovem.

Você já tinha notado isso? Sua necessidade de sempre melhorar, de nunca ver nada bom, e seu medo de mostrar as coisas que você para os outros tem raízes mais profundas

Mas, voltando ao nosso tema de hoje, se continuar com medo do risco, especialmente quando você deseja o crescimento, certamente você não vai muito longe.

Lembra? É preciso dar um passo, mesmo que você caia.

O que é necessário não é perder o medo da queda, se é o seu primeiro passo é quase certo que ela aconteça. O importante é aprender a não se frustrar e levantar novamente e em vez de se recolher e não repetir mais, tentar novamente, agora com cada vez mais sabedoria sobre essa jornada.

Alguém que deseja empreender não pode ter medo da falha. Ela está entre o ponto zero e o sucesso, não há como escapar. Mas, agora que você já está consciente, ela não vai doer tanto. E quando acontecer você terá a visão de que o progresso está acontecendo, pois só pode falhar quem está se movendo.

Só pode ganhar mais que a média – em todos os sentidos – que está se arriscando mais que a média, seja em termos financeiros ou não.

Por isso, não tenha medo das perdas que podem acontecer na jornada, continue, pois é além delas que estão as pessoas que não desistiram.

Encontre outros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2022 Lu Moura. All right reserved.

plugins premium WordPress