Lu Moura

Lu Moura

Especialista em Comunicação, Gestão, Marketing e Vendas. Consultora, Mentora, Coach, Treinadora.
Estudante de Psicanálise, Neurociência e Comportamento.

Pesquisa ou Procrastinação?

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email

Pesquisa de mercado é fundamental. Ela vai direcionar ações estratégicas, te ajudar a conhecer seu público, seus concorrentes, o mercado, e fazer com que suas ofertas estejam mais alinhadas.

Com as respostas encontradas, você pode criar novos produtos, precificar corretamente, criar um oceano azul quem sabe!

Então, considerando tudo isso, fazer pesquisa não poderia ser negativo, certo? Ela vai trazer respostas importantes para o negócio.

Mas a resposta é: Nem sempre.

Apesar de tudo isso ser incrível e necessário, diariamente esbarro em profissionais que estão adiando decisões indefinidamente por que estão fazendo “pesquisas”, seja ela qual for a finalidade.

Sempre tem alguma coisa que eles não sabem, que eles precisam avaliar, aprender, destrinchar, entender para só então, tomar alguma decisão.

O problema disso é que sempre haverá alguma coisa. Sempre. Empreender é também lidar com imprevisibilidade, aceitar riscos e responsabilidades. Aceitar a frustração, o desânimo, o erro, o fracasso.

Se é preciso que você tenha todas as respostas para começar, então, você já está começando tarde.

Por que quando todas as respostas estão na mesa, isso significa que alguém já saiu na frente, teve iniciativa, descobriu tudo, colheu os benefícios e agora já está deixando um “mar vermelho” para os concorrentes. 

Steve Jobs e Henry Ford sabiam bem qual é a resposta dos clientes quando se trata de pesquisar por um novo produto. 

Eles tinham em mente que perguntar nem sempre levaria ao melhor produto.

Ah, mas você está dizendo que não se deve fazer pesquisa então?

De forma alguma! Estou dizendo que não se deve adiar decisões fazendo pesquisas sem fim, porque…

A Habilidade mais Lucrativa

Que pode existir no mundo do empreendedorismo é a habilidade de tomar decisões. Qualquer decisão? Sim, qualquer decisão.

Muitos empreendedores, especialmente quando estão começando, por medo ou insegurança se escondem atrás de pesquisas infinitas, que levam a um processo de procrastinação e adiamento de decisões sobre o seu negócio. 

Muitos, inclusive, paralisam tudo porque não conseguem as respostas certas. Mas, no mundo do empreendedorismo não existe resposta certa! Isso era na escola, na faculdade, no cursinho, no teste para prova! Aqui, no mundo real existe resposta mais adequada e consequências, boas ou ruins!

São especialistas que preferem adiar um negócio porque ainda não estão com todas as respostas, não analisaram todos os cenários, ainda não conhecem a persona a fundo.

E nem vão conhecer. A verdade é que só se conhece quando você decide dar um primeiro passo no vazio, no escuro. E a cada passo, isso vai ficando mais claro.

É no escuro que você vai ganhando habilidade, coragem, destreza, confiança. 

Se fosse fácil, todo mundo faria.

Essa simplesmente é a frase que deveria ficar gravada na cabeça de quem está começando ou adiando uma decisão.

É para ser difícil mesmo. Tudo que é fácil demais demonstra que é um caminho com poucas possibilidades, já está traçado, todo mundo pode e quer entrar porque é seguro, estável.

Lembra das paletas mexicanas? Os primeiros a começar o negócio se deram bem porque quando o “boom do mercado” ocorreu, essas pessoas que foram pioneiras já haviam lucrado com aquele diferencial.

Quem veio depois tentando aproveitar o caminho aberto, encontrou uma estrada cheia, saturada e sem chance de inovação.

Não procrastine

Não use a desculpa de estar pesquisando para adiar a sua tomada de decisão, tenha confiança no que você já sabe, no conhecimento que você já tem.

Se você pensou em fazer algo, é porque você já tem o conhecimento suficiente para começar, quem não tem, nem pensa nisso.

Ou por acaso, você já pensou em construir um foguete? Se eu conheço minha persona mesmo, há grandes chances que isso sequer tenha passado por sua cabeça e você não vai começar uma pesquisa sobre foguetes agora, porque não é seu nicho.

Assim, se você pensou isso aí que tá pensando agora, é porque você já sabe muito sobre isso aí! É isso aí mesmo que tá na sua cabeça nesse momento!

Esse artigo não é uma apologia contra a pesquisa! Eu sou a favor do caminho do meio. Precisa pesquisar, pesquise. Mas, faça isso colocando prazos para encerrar. Por exemplo: Vou pesquisar por X dias e depois disso, independente de ter todos os dados que busco ou não, eu vou começar.

Usar a pesquisa para adiar a decisão muitas vezes é um processo inconsciente e que só no futuro você vai perceber que demorou demais para começar, e talvez até tenha perdido o timing.

Faça pesquisa, mas comece. As respostas vão chegar mais rápido se você já estiver trilhando o caminho.

Encontre outros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2022 Lu Moura. All right reserved.

plugins premium WordPress