Lu Moura

Lu Moura

Especialista em Comunicação, Gestão, Marketing e Vendas. Consultora, Mentora, Coach, Treinadora.
Estudante de Psicanálise, Neurociência e Comportamento.

Aprender a vender é fundamental

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email

A maioria de nós foi programado com a crença de que vender é algo negativo, que vender é coisa de gente mal intencionada e uma das bem fortes é: vendedor é profissão de gente que não conseguiu fazer mais nada da vida, ou seja, é para fracassados.

Se você nunca ouviu nada disso e não acredita nisso, eu te parabenizo e tenho que certeza que você ganhou desde cedo um bom “carimbinho” para o seu passaporte do sucesso prosperidade!

Por que estou falando isso?

Eu sou uma dessas pessoas que passou uma vida inteira acreditando nessas questões negativas sobre vendas. Tinha verdadeiro horror dos “deuses” me punirem com tal profissão.

E spoiler… Me puniram sim, mas ao contrário…

Um belo dia, já estudante de graduação, eu comecei a trabalhar na área de comunicação e, depois de um tempo, percebi que não avançava na carreira, por mais que eu me esforçasse, desse o meu melhor, trabalhasse mais que todo mundo (pelo menos na minha cabeça era assim). 

O mundo estava sendo simplesmente injusto e eu não recebia nenhum reconhecimento. Mas, será que era isso mesmo? Demorou muito para minha “ficha cair” e assim como esse termo leva em si uma nostalgia e só faz sentido para quem conheceu a tal ficha, eu percebi qual era o problema.

A minha crença com o assunto vender, estava me impedindo de mostrar o meu trabalho. Eu fazia muito, tentava muito, mas ninguém percebia, ninguém via.

Vou avançar um pouco tempo

Para o momento em que pedi demissão, fui trabalhar em uma vaga de marketing. Eu só sabia marketing na teoria, porque na prática, as coisas ficam um pouco diferentes.

Na faculdade, marketing era ensinado com algo refinado, digno das grandes “realezas empresariais brasileiras”. Bom, há anos atrás, tinha algumas empresas que eram puro suco de monarquia e reinado (dominavam todo o mercado). 

Na prática, eu fui aprender algo diferente, praticado em empresas menores. E o assunto vender chegou com tudo na minha mesa. Afinal, era o objetivo final do meu trabalho naquele novo cargo: ajudar a aumentar as vendas, gerar conversão.

Ali, eu entendi que vender não é essa coisa horrorosa que pintam muitas vezes. Ali fui entender que todos, mas absolutamente todos os vendedores do lugar ganhavam muito mais que eu, por vários motivos, como as comissões, por exemplo.

Eu entendi o poder que aquilo tinha e o que eles conseguiam fazer, sem ter precisado estudar metade do que estudei. Eles sabiam muito mais de negócios (na forma prática) que eu sabia na teoria.

Ali, eu reconheci que sim, existem muitos vendedores que só estão nessa função por falta de opção, como pode acontecer em qualquer profissão, mas que um bom vendedor não só escolheu aquela profissão, como gosta e ganha muito bem, obrigado.

Foi um baita aprendizado, me reconheci muito errada em meus julgamentos sobre uma profissão que traz uma habilidade incrível para qualquer ser humano, desde que feita com integridade e valores sérios.

O poder de saber vender

Sem ser chato, sem empurrar nada, ajudando a quem precisa é poderoso. E, eliminando essa crença da minha bagagem, aprendi também a vender minhas ideias, meu trabalho, meu esforço, minhas conquistas.

Entendi que essa é uma habilidade fundamental para quem quer liderar, se destacar, ter sucesso e mais que tudo, ter um negócio.

Sim, se você quer empreender, saber vender é fundamental. Afinal, mesmo que você tenha uma equipe de vendas, você não vai vender só seus produtos e serviços, mas essa ideia que você tem, esse conceito que é sua empresa, sua visão, valores, ideias, missão de vida com esse negócio.

E ainda mais interessante: você vai vender sem perceber que está vendendo. Porque vender é algo natural para o ser humano, já que trata-se de trocas, coisas que fazemos o tempo todo, desde a infância.

Se você ainda tem uma visão negativa sobre o termo e a função “vender” eu te convido a pensar um pouco e quem sabe, começar a ver isso com outros olhos, assim como eu fiz tempos atrás.

Espero que isso possa ajudar ampliar o seu leque de habilidades muito valiosas para uma carreira bem sucedida.

Encontre outros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2022 Lu Moura. All right reserved.

plugins premium WordPress